sexta-feira, 27 de março de 2009

A importância da Alimentação Saudável para Gestante




Hoje em dia sabe-se da importância de uma alimentação saudável durante a gestação para a mãe e para o bebê. O estado nutricional da mulher grávida afeta o resultado de sua gestação, especialmente sobre o peso ao nascer do bebê.

Estudos mostram que o estado nutricional precário antes da concepção e um baixo peso pré-gravídico da mãe influenciam negativamente o peso de nascimento do bebê.

Os objetivos de ganho de peso recomendados são baseados no índice de massa corpórea (IMC) pré-gravidez. Lembrando que o IMC é calculado através do peso corporal dividido pela altura ao quadrado. O "Institute of Medicine” (IOM) recomenda um ganho de peso de 9,3 a 13 kg para mulheres com IMC normal (IMC = 18,5 a 25kg/m2), de 12,5 a 18kg para mulheres abaixo do peso (IMC abaixo de 18,5kg/m2), de 7 a 11,5kg para mulheres com sobrepeso (IMC de 25,5 a 29,9kg/m2) e 6kg para mulheres obesas (IMC acima de 30kg/m2).

A gravidez é um momento para crescimento e demanda adicional de nutrientes; a energia adicional é necessária durante a gravidez para suportar as demandas metabólicas da gravidez e do crescimento fetal. Desta forma o efeito da desnutrição materna sobre o desenvolvimento do feto é preocupante, não apenas para populações nutricionalmente privadas como também para aquelas gestantes que fazem restrição de ingestão alimentar inadequada para perder ou impedir o ganho de peso.

Para a gestante atingir quantidades adequadas de nutrientes deverá comer diariamente as porções de alimentos a seguir:

-4 xícaras de leite magro

-2 porções de carne

-2 porções de frutas cítricas

-2 porções de outras frutas

-6 porções de grãos, 3 delas de integrais

-legumes e verduras

-aumentar consumo de peixes e frutos do mar

Outras recomendações:

- tomar de 6 a 8 copos de líquidos ao dia

- comer a cada 3 horas

A obstipação intestinal freqüentemente ocorre devido a restrições das atividades e a pressão do útero que está aumentando. Porém para a maioria das gestantes a alimentação equilibrada associada ao consumo adequado de líquidos tende a neutralizar a dificuldade com a constipação; algumas vezes, entretanto o uso de fibras se faz necessário.

Lembrando que sempre antes de fazer qualquer regime ou dieta sempre procurar uma Nutricionista, segundo a Nutricionista Pollyane Gomes a mulher gestante tem que procurar uma nutricionista para ter uma dieta com o perfil apropriado ao seu biotipo, ainda mais por algumas mulheres durante a gestação apresentam diabetes gestional.

Fonte: http://www.e-familynet.com/phpbb/importancia-da-alimentaco-saudavel-d-vt167021.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário